After SQL Saturday 253!!!

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Olá caros amigos, estou de volta e extremamente feliz pelo evento SQL Saturday em Brasília. Foi, sem dúvida, o melhor evento que já participei da área de TI e claro de SQL Server.

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a organização do evento. Eu fiquei extremamente impressionado com o empenho da galera, a garra, a vontade de ver acontecendo. A estrutura da Faculdade Projeção estava show de bola. Cada pessoa que estava ali, correndo atrás, fez com que esse evento se tornasse digno de um evento da capital (como o Luti disse!).

A minha experiência foi sensacional. Além da oportunidade de palestrante (que irei falar já já) tive a oportunidade de conhecer uma galera incrível da comunidade de SQL, inclusive de outros lugares do Brasil.

A minha palestra

Faltava uns 2 dias pra minha primeira palestra oficial, e eu era um poço de nervosismo. Apesar de eu sempre ter gostado de ir em público e falar sobre um tema em que domino algo, o tal do nervosismo sempre domina a gente. O jantar dos palestrantes foi uma boa oportunidade pra ir começando a pegar o clima do evento, diminuir o dito cujo, e aumentar a empolgação… Sacrifiquei (Investi, na verdade) a minha noite de sábado e fui lá cuidar mais um pouco dos meu PPT e demos, tudo isso bastante animado.

Chegando no evento, alguns cinco minutos antes, eu já estava tremendo, aponto de não conseguir tomar a água (se não o copo derramava tudo)… Mas uma respirada e tudo se resolveu… Então a apresentação começa, e como o Luan (aproveito a parabenizo mais uma vez pela conquista do MVP) disse, os primeiros 2 minutos são sempre os piores, e depois que as coisas começaram a sair como o esperado, o alívio e empolgação tomaram conta. Achei bacana a galera prestando atenção, surgia algumas perguntas e no final, eu fiz a perguntas e a participação foi sensacional da galera.

O único contra é que eu não gerenciei bem meu tempo. Acabei não finalizando toda a apresentação, mas isso não quer dizer que foi algo ruim. Eu conseguir explicar o essencial, o foco, da palestra: Como um índice é e como funciona. De quebra, o que me deixou mais aliviado, foi ter conseguido explicar a diferença entre índice cluster e não-cluster. O fato de ser a primeira palestra não justifica isso, porém, eu me senti bastante satisfeito por ter mantido a calma, e ter conseguindo tocar a apresentação como eu esperava.

Obrigado a todos que fizeram esse evento a acontecer, desde organização, patrocinadores, voluntários e é claro, esses que deixaram a sua manhã ou tarde de sábado para ir assistir as sessões! E um obrigado especial para a organização do evento por ter me dado a oportunidade de contribuir com a comunidade!!!!

Aqui segue o link para baixar a apresentação e os demos usados:

https://www.dropbox.com/sh/vduw0hjoziumeah/zHU5AFATms/sqlsaturday/253

Se tiver algum dificuldade em acessar o link, favor me mande um email: rodrigor.gomes@hotmail.com

Então é isso! Um abraço e até o próximo post!

[]’s
Rodrigo Ribeiro Gomes

Compartilhe este post!

Leave a Reply