SQL SATURDAY #424: Mais detalhes

SQL Saturday #424
Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Olá! Como você tem investido seu tempo para aprender novas técnicas, desmistificar erros e conversar pessoalmente com profissionais experientes em SQL Server e tecnologias relacionadas?

Já ouviu falar no SQL Saturday? O SQL Saturday é um evento gratuito que reúne grandes nomes da comunidade SQL Server. São várias palestras com temas variados onde você pode aproveitar e incrementar o seu conhecimento, além de trocar experiências e até dar um novo passo em sua carreira. Você aprende e compartilha o conhecimento sobre o produto SQL Server. O evento é organizado pelo PASS (Professional Association for SQL Server) e ocorre no mundo todo. As palestras envolvem temas dos mais variados, passando por temas principais como Desenvolvimento, Administração, BI, etc. Em 2013, eu palestrei no SQL Saturday #253, em Brasília, e este ano vou apresentar em São Paulo. Confira todas as sessões.

Este ano o evento já aconteceu em Joinville, em Santa Catarina, e já está confirmado as edições de São Paulo e Brasília. Não, perca tempo e inscreva-se para participar do evento. Reforço: o evento é gratuito e te dará a chance de aprender mais e te permitir fazer um networking.

São Paulo (26/09/2015): http://www.sqlsaturday.com/424/eventhome.aspx
Inscreva-se e confirme sua participação: https://www.sqlsaturday.com/424/RegisterNow.aspx

Brasília (21/11/2015): http://www.sqlsaturday.com/469/eventhome.aspx
I
nscreva-se e confirme sua participaçãohttps://www.sqlsaturday.com/469/registernow.aspx

 

Mais detalhes sobre minha apresentação

Em 2013, escolhi um tema um pouco mais básico: Índices – Introdução. Por ser a primeira apresentação oficial, eu fiquei bem empolgado mas não queria submeter nada além do meu alcance. Este ano, para São Paulo, fui um pouco mais ousado e submeti um tema um pouco mais interessante: SQL Server, Windows e CPU. Eu já fiz esta apresentação para o VirtualPASSPT e também para um grupo de DBAs em um local que trabalhei. A primeira versão foi bem interessante mas não me agradou muito. Porém a segunda foi além de minhas expectativas e recebi bons feedbacks. Claro que para a versão de São Paulo irei fazer alguns ajustes, também para atender feedbacks, e estou confiante que o resultado ficará bem bacana!

Este é um tema um tanto interessante e é um assunto pouco falado. Vejo dezenas de artigos e blogs ensinando a usar contadores de performance, DMOs, etc., para solucionar, ou mesmo identificar, problemas de CPU, mas percebo que nem sempre existe uma base teórica boa a respeito deste assunto e que tornam as recomendações e dicas complicadas de entender ou de se aproveitar. É aí onde este tema entra. É o meu preferido. Para resumir, os principais assuntos envolvidos nesta apresentação são estes:

  • O significado do percentual de CPU
  • Mitos comuns em relação ao uso de CPU
  • O gasto de CPU por queries

Originalmente com o nome SQL Server CPUing, esta apresentação faz parte, de uma série de três apresentações, onde eu começo falando dos fundamentos e encerro com detalhes como Resource Governor e Hard Binding, além de dar uma boa pincelada em sincronização de threads, o que é extremamente importante. Porém, nenhuma das partes é tão interessante como a primeira. Pois ela é a base e tenho certeza que muita gente, mesmo estes com um pouco mais de experiência, vai aprender algo com ela. Por isso eu escolhi esta sessão para São Paulo.

O público-alvo são estes que já possuem alguma experiência com SQL Server, seja desenvolvendo, seja Administrando.

Este post fala um pouco sobre a apresentação. E este aqui tem um vídeo curto bem legal com principais trechos da apresentação. Dá pra ter uma idéia do que você vai encontrar.

Agradeço aos organizadores, especialmente ao Diego Nogare, pela oportunidade de contribuir para este evento, que é considerado um dos melhores da América Latina.

Bom, espero ver você lá, e não deixe de conferir e aproveitar ao máximo todo o evento. Tenho certeza que você irá sair de lá com bastante proveito.

E em breve, mais detalhes do evento em Brasília.

Pré-Conf Tune like a Guru!

No dia anterior ao SQL Saturday (25/09/2015) vai acontecer um treinamento sobre tunning, com o Kevin Boles, o @TheSQLGuru. Infelizmente eu não conseguirei está presente no horário da apresentação. Mas recomendo fortemente, que se você puder, aproveite esta oportunidade para aumentar suas habilidades de tuning com a experiência e técnicas que serão apresentadas por Kevin. O ingresso custa R$ 300 e é um excelente investimento.  Segue os principais assuntos abordados:

  • Processo de Otimização;
  • Estatísticas: Uso e Manutenção;
  • Índices: Uso e Manutenção;
  • Entendendo o Query Plan;
  • Configurações de Servidor e Database;
  • Melhoramentos no Design;
  • Melhoramentos no Código;
  • Análise de Profiler;
  • Uso de objetos temporários;
  • Análises de Waits e IO

Para se inscrever: https://www.eventbrite.com/e/tune-like-a-guru-by-kevin-boles-thesqlguru-tickets-17913462649

[]’s Rodrigo Ribeiro Gomes

Compartilhe este post!

Leave a Reply