Olá, bem vindo ao blog The SQL Times!
Meu nome é Rodrigo Ribeiro Gomes, e sou DBA SQL Server desde 2011.
Eu sempre fui um cara apaixonado por tecnologia, tanto que, em 2007, quando ganhei meu primeiro computador, não parei de estudá-lo. Aprendi a formatá-lo (já no primeiro dia que liguei ele), aprendi a usar o Windows, sobre drivers, jogos… E fui viciando em aprender… Então aprendi a programar, começando com HTML e Javascript (usei muito o site apostilando), então CSS, depois PHP e finalmente SQL (no MySQL ainda)… Com isso tinha aprendido o básico para fazer um site simples com cadastro e exibição das coisas.
Quando entrei na faculdade, em 2009, no segundo semestre, passei em um processo seletivo para estagiário de uma Faculdade Online de Brasília. Eu achava que não ia conseguir, mas todo o conhecimento que adquiri previamente, estudando “sozinho”, graças aos blogs e apostilas, me ajudaram a passar e finalmente ingressar no mercado de trabalho.
Nessa primeira oportunidade, era ASP Clássico e SQL Server. E novamente, tive que começar a aprender novas tecnologias. Me lembro que, em meu primeiro projeto, eu precisava fazer uma funcionalidade que envolvia transferir registros de uma tabela para outra, e, na v1 que fiz, eu lia da tabela e executava vários inserts via ASP… Obviamente, ficou bem lento rs… Até que me apresentaram o INSERT SELECT… E também nesse primeiro projeto, eu que criei várias SUB (funções) via ASP com os comandos SQL direto nelas para reusar o código… E então me apresentaram as PROCEDURES… Muito aprendizado ali!
E segui estudando bastante T-SQL (O SQL do SQL Server), aprofundando, me interessando por otimização, por performance, por ter cartas na manga para resolver os mais variados problemas. Na época, a primeira vez que ouvi falar “DBA”, foi quando rolou algum assunto sobre quem cuidava e configurava o banco de dados. Eu achava que isso era um nome de um departamento… Nessa empresa, ele era um consultor externo. E eu segui evoluindo, aprendendo mais de web, mais de SQL, construindo sistemas maiores (Como um fórum), otimizando rotinas pesadas de dias para algumas horas, etc…
Foi então que me falaram que finalmente teríamos um DBA fixo, e eu fiquei bem feliz. Finalmente eu teria alguém para perguntar sobre as várias dúvidas que eu tinha de SQL, que iam aparecendo enquanto lia os posts e não fechava o entendimento. O problema era que esse DBA era eu, rs. Com toda essa evolução, me promoveram a DBA SQL (sim, de estagiário a DBA SQL), e isso, foi, novamente, uma mistura de medo e empolgação… Teria que aprender novas coisas, muitas novas coisas…
E foi nessa época que resolvi criar este blog. Eu vi que eu precisava retribuir, de alguma forma, esse conhecimento que a comunidade técnica me deu, e ter um lugar para registrar as minhas descobertas e servir para minha própria referência também. Não apenas escrevendo de qualquer jeito, mas trazendo algo de qualidade, valioso, que possa fazer alguma diferença para quem lê, assim como fez pra mim.
Graças a pessoas espalhadas pelo Brasil (e pelo mundo), que dedicaram seu tempo escrevendo algo com paciência, com qualidade, eu puder destravar diversos entendimentos que me ajudaram a sair de aluno para um profissional empregado. E é isso que eu quero continuar aqui. Mesmo que as vezes, eu passe um bom tempo sem escrever, mas, que quando escrevo, seja para agregar de alguma forma, contar uma história, trazer casos, etc.
O Nome The SQL Times não foi apenas porque eu acho bonito o nome “The New York Times” (sim, o jornal), mas o fato de eu gostar tanto de otimização, de redução de tempo e performance, eu quis deixar uma referência ao tempo, ao tempo das consultas, o tempo de SQL, e achei que esse nome encaixou bem. A ideia é que além de um blog com conteúdo técnico, eu conseguisse trazer notícias desse mundo (algo que nunca coloquei em prática, mas um dia colocarei).
Hoje, já fui DBA em várias empresas, resolvi problemas que nunca imaginei resolver, ganhei elogios, bonificações, promoções, etc.. Mas tudo isso teve um começo e agora você sabe um pouco da minha história, o porquê esse blog foi criado e a origem do nome. Espero de verdade que algum conteúdo aqui faça diferença para você, igual muitos outros fizeram pra mim!
Deixo aqui um obrigado especial a estas pessoas que foram quem me ajudaram a evoluir minha carreira e que carrego e uso muitos ensinamentos até hoje:
- Ricardo – Foi o cara que me fez o maior ensinamento: Buscar no google
- Adeilson – O cara que teve paciência para me ensinar sobre várias coisas básicas de Windows, como drivers
- Shizu – Quem me apresentou um CREATE PROCEDURE e teve toda paciência do mundo para me ensinar
- Dani – Minha primeira líder. Quem me deu a dica do INSERT SELECT
- Cesar – Coordenador da TI da área que aprovou e incetivou a subida de estagiário para DBA
- Terzella – Meu segundo chefe, após virar DBA, que me ajudou a evoluir em outros patamares no mundo de infrastrutura, redes e SO
Rodrigo Ribeiro Gomes