Salve povo !
Expediente acabou, estou indo embora e queria deixar uma dica.
As vezes a gente nao se importa com algumas ferramentas que agilizam nossas vidas quando o assunto é programação. Principalmente quando você tem que ficar repetindo várias vezes as mesmas ações.
Uma coisa comum que a maioria dos desenvolvedores de SQL Server faz é usar SPs ( Stored Procedures ) para retornar informações do servidor, definição de outras procedures, triggers, etc. Um exemplo comum é o uso de sp_helptext. Qual desenvolvedor nunca usou isso ? Ou sp_lock, ou sp_who2 ? Qual DBA nunca usou ?
A questão aqui é quando o uso é constante, como no caso de sp_helptext (e das outras também, hehe). É bastante chato, pelo menos eu acho, quando a gente quer mccher mexer em alguma procedure e tem que ficar escrevendo sp_helptext ‘NOME_DE_UMA_PROCEDURE’. E pra quem copia e cola, é chato do mesmo jeito.
Não, chega disso. Para os usuários do SMSS, ele oferece um recurso “Query Shortcurts”, onde você configura um atalho para uma procedure, isto mesmo, uma combinação de teclas, e quando essa combinação de teclas é pressionada, ele executa a procedure na conexao atual !!!!!!!!! E detalhe, se a procedure tiver parâmetros, basta você selecionar os parâmetros, e usar o atalho, que ele vai pegar o texto que está selecionado e enviar como parâmetro.
Pra demonstrar isso, eu vou criar uma procedure qualquer aqui…
USE master
GO
CREATE PROCEDURE prcQualquer
AS
print 'SQL Server'
Bom, uma SP simples, que apenas imprime algo na tela. Se eu quisesse ver a definicao dela, eu faria algo assim:
Usando o Query Shortcut, bastaria apenas usar o atalho com o nome “prcQualquer” selecionado,e apertar a combinação de teclas. Legal né ? Eu nao vou entrar em detalhes aqui o quanto isso pode ser útil, vou deixar você descbrir. Se não achar útil, tudo bem, mas eu vou continuar achando. 😉
Ahh, e onde configura isso ? Simples, sabe o menuzinho onde tem “File”,”Edit” ? Procura um chamado “Tools”:
Dái vai abrir essa janelinha aqui:
Algumas já vem configuradas por padrão, como sp_lock.Nesse caso eu coloquei sp_helptext em CTRL + F1. Agora toda vez que eu apertar CTRL + F1 dentro do editor de query, ele vai executar a procedure sp_helptext. Como a procedure necessita de alguns parâmetros, você precisa selecionar algo, se não dá erro.
Se estiver algum aba de query aberta, o atalho nao funcionará, somente para as novas abertas. Você também nao fica limitado a stored procedures, você pode colocar um SELECT, INSERT, isto é, qualquer T-SQL válido.
Bom pessoal, é isso, num próximo post eu falo sobre algumas outras ferrmentas, té a próxima.
Ahhh, pra quem viu o post anterior, eu disse :
[…]”quando acabar a merda de algum teste lembra de desfazer as coisas que fez”[…]
Então …
USE master
GO
DROP PROCEDURE prcQualquer
GO
[]s
Rodrigo Ribeiro Gomes
DBA Team Leader na Power Tuning
Comment ( 1 )