De Estagiário à DBA Team Leader: Anunciando uma grande mudança

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Existem dois momentos interessantes da minha carreira: O momento antes do dia 08/06/2015 e o momento depois.

Antes de 08/06/2015

Eu sempre fui apaixonado por tecnologia Microsoft, especialmente, o Sistema Operacional Windows (quem me conhece sabe). No dia que ganhei meu primeiro computador, eu formatei, sem nunca o ter feito, e comecei  uma longa jornada de aprendizado. Os anos seguintes me trouxeram conhecimento em diversas linguagens de programação, área em que atuei no meu primeiro estágio, meu primeiro contato com o mercado de trabalho.

Foi nesta oportunidade de estágio, que conheci o SQL Server. Mal sabia escrever uma Stored Procedure, mal sabia o conceito… Desafio lançado… Aprendi a usá-lo e, como um bom desenvolvedor, sempre me preocupei em escrever código eficiente, explorando o máximo que o T-SQL tinha a oferecer. Mas eu ainda tinha muito a aprender… Tinha muitas dúvidas sobre como escrever o mais otimizado possível… Sempre fui fascinado por otimizar… Na época, a empresa contratava a consultoria de um DBA… Ela não tinha um fixo…

Finalmente, a empresa resolveu contratar um DBA. Fiquei super empolgado, pois eu já estava pronto para fazer milhares de perguntas sobre o funcionamento do banco, etc…  Inocente… O tal DBA era eu…  De estagiário à Administrador de Bancos de Dados… Nossa! Que responsa! Aceitei o desafio!

E então, li o training kit da prova 70-432, não focado em certificação, mas em aprender. Pronto. Saí do mundo da programação (profissionalmente) e este era o meu primeiro contato com infraestrutura… Um grande fã de Sistemas Operacionais, de internals, de bits e bytes, hardware, estava se afastando disso… Coitado… mal sabia o que viria por aí…. Foram muitas oportunidades desde então: Sr Nimbus, CDS, 954, ANATEL, SICOOB…

É… tem muita história… Mas eu abracei esse mundo, e continuei estudando, otimizando, aprendendo… Não mudou nada… Você sempre tem algo pra otimizar, seja em programação, seja gerenciando software e infraestrutura… E isso é fascinante… Foram longos anos estudando muito Windows e SQL Server, internals, eventos, encontros na comunidade técnica… Conheci muita gente da área, muitos viraram amigos pessoais, de colegas à líderes…

Depois de 08/06/2015

Meu primeiro dia de trabalho em uma das maiores multinacionais de tecnologia do Brasil: A Stefanini!  Comecei exatamente neste dia em um cliente, trabalhando exclusivamente com SQL Server e Windows. Minha praia. Novamente, encontrei muitos desafios (inclusive muitos deles viraram ou vão virar posts aqui no blog) e aprendi mais e mais.

Mas chegou o momento de mudar novamente, e alguns anos depois, eu iria encarar uma jornada completamente diferente de tudo que já tinha vivido… Era hora de aprender novas tecnologias de banco, e, o mais desafiador, um novo sistema operacional!

Sim, foi no Command Center, uma das equipes mais sensacionais que eu já trabalhei, senão a mais, em que tive a oportunidade de atuar profissionalmente com um outro Sistema Operacional.

Você pode aprender muitas coisas de muitas formas, mas, na minha experiência, a melhor maneira de se aprender algo, é na prática, com problemas reais! E graças a isso, em um bocado de novos clientes, eu tive a chance de abraçar e aprender muito Linux, PostgreSQL, MySQL, DB2, Oracle, e claro, mais SQL Server (e SQL Server no Linux)…

Mas a grande novidade do Command Center não estava só nos desafios técnicos… Sem dúvida, eu tive a melhor liderança que um profissional da área de tecnologia poderia ter… O foco era resultados, não horários! As divergências eram discutidas, e saíamos com a melhor solução pro cliente, não a solução que “meus superiores” achavam, ou que eu achava… Eu tinha muita liberdade para propor, para decidir, para guiar… Sempre me foi dado muita confiança.

Claro, eu também tive que conquistá-la! Fiz isso com um trabalho transparente: Se eu não sei como resolver algo, eu digo que não sei, mas me proponho a chegar lá e aprender como resolve, como funciona, e os porquês… Na próxima vez que o problema vier, estarei bem mais preparado! E assim, o Command Center acreditava em mim, e eu retribuía com boas soluções, mesmo que no início, algumas demorassem mais pra chegar…

Não que nas outras equipes eu não tenha tido essas coisas. Mas foi nessa equipe em que essas e uma outra série de características positivas convergiram! Foram tantos desafios e tantas superações… Eu nunca imaginei que um dia iria escrever um código powershell, para gerar um código shell script para exportar dados de um Oracle… rs, #EsseDiaFoiLoko…

Realmente, na Stefanini, especificamente na equipe do Command Center, eu tive outra daquelas curvas de aprendizado que me trouxeram mais conhecimento detalhado sobre Sistemas Operacionais, hardware e otimização, que são coisas que eu sempre fui extremamente apaixonado! Coisas que eu uso no dia a dia para resolver problemas complexos, que você não encontra pesquisando…

Eu acho que nunca contei isso pra ninguém, mas quando eu disse que iria pra Stefanini, recebi algumas críticas… Como se não fosse algo bom pra minha carreira… Bom, não sei quais foram as razões de quem me criticou, mas, estou aqui, orgulhoso dessa decisão… Quem me criticou ou duvidou, estava completamente enganado!

Obrigado Command Center, obrigado Stefanini… Todo esse conhecimento e aprendizado, não somente técnico, irei carregar pra sempre!

Sem dúvidas, eu me tornei um profissional infinitamente melhor graças a vocês! 

 

 

Ei, espera um pouco… Por acaso isso é uma despedida?

Image result for gif surprised wtf

 

O dia 15/07/2019

A partir do dia 15/07/2019, data em que este post é publicado, eu sou

o novo funcionário FULL TIME do #TeamFabricioLima

É isso mesmo! O Fabrício tem um post incrível contando como ele chegou até onde ele está. A Fabrício Lima Soluções de Bancos de Dados tem sua fama pelo excelente serviço que seus consultores entregam. É uma empresa que cresceu muito, em pouco tempo, e tudo isso foi graças ao excelente trabalho da equipe, que começou apenas com o Fabrício. São profissionais fora da curva, que estão sempre buscando e compartilhando conhecimento, e com um único foco: deixar seu banco de dados extremamente rápido, disponível e seguro, fazendo com que todo o negócio que dependa dele evolua sempre mais e mais!

Eu já faço parte do time como consultor de casos críticos, e a partir de hoje (15/07/2019), estarei assumindo a honrosa posição de DBA Team Leader.  Nesse novo desafio, eu:

  • Irei ajudar o time a garantir a qualidade das entregas relacionadas aos serviços de banco de dados;
  • Trazer novas ferramentas e formas de gerenciar os bancos de dados dos clientes, sempre visando eficiência;
  • Continuar atuando em casos críticos, porém, com muito mais foco;
  • Compartilhar mais conhecimento de sistemas operacionais, hardware, etc, para aumentar ainda mais o conhecimento do time;
  • Contribuir com mais treinamentos diferenciados para a plataforma de treinamentos.

E muito mais! Tudo sempre focado na eficiência e proatividade para que a empresa continue crescendo mais e mais e sendo referência na área de banco de dados com um serviço de qualidade!..

Estou muito empolgado, e certamente, serão dias incríveis e divertidos!

Encerro este post, reforçando que, tudo tem um caminho correto…  Ontem, não sabia escrever uma procedure, e hoje, estarei a frente de uma equipe de experts. Cada lugar, cada experiência, cada colega que conversei, cada cliente em que atuei irá contribuir para que esse trabalho seja feito da melhor maneira possível! Toda a minha experiência será amplamente usada nessa nova oportunidade.

 

E que venham os novos desafios! E isso não muda nada aqui no blog, muito pelo contrário! Agora, estarei mais incentivado ainda a continuar compartilhando conhecimento, situações, etc.

#TeamFabricioLima #AlwaysTuningYourData

 

 

Comments ( 8 )

  1. / ReplyLuiz Vitor França Lima
    TOP Rodrigo!!! Seja bem vindo! Será um grande reforço para o time e para melhorar o nível do atendimento! #gogogo #teamfabriciolima #alwaystuningyourdata
  2. / ReplyRavy
    Excelente post. Meus parabéns
  3. / ReplyEdvaldo Castro
    Parabéns, muito sucesso junto a esse super time, que certamente será um sucesso com crescimento em vias ambíguas. Parabéns também à Fabrício Lima Soluções em BD pela super aquisição.
  4. / ReplyAndré do Nascimento Vieira
    Kra boa sorte e lembre-se não se limite você e um profissional com um gabarito inigualável. Foi um prazer trabalhar contigo.

Leave a reply

Your email address will not be published.