2 Anos na PowerTuning!

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Oi galera sumida! (rsrsrs)…

É com essa falta de vergonha na cara que venho aqui contar mais um pouco do que foi os últimos 365 dias na Power Tuning!  Estava dando uma lida no post de 1 ano e vi que muitas coisas mudaram e algumas ainda na mesma… Bom, esse post de hoje não é técnico, mas apenas uma reflexão minha desses últimos 2 anos, especialmente os últimos 365 dias.

Ser Team Leader na Power Tuning continua sendo desafiador! A equipe agora está muito maior, temos mais ambientes SQL Server para administrar e tivemos algumas mudanças internas bem interessantes. Na minha avaliação, o primeiro ano na Power Tuning foi um ano mais de adaptação ao novo ambiente de trabalho e a volta pro mundo 100% SQL Server (e Azure).

Já este segundo ano foi mais focado em evolução da equipe. E quando falo em “evolução” coloco muitos aspectos aqui: a evolução na quantidade de consultores, a evolução técnica de cada consultor, a evolução da maturidade dos processos internos, a evolução nos serviços que prestamos ao cliente (novos alertas, novos mecanismos de monitoramento, etc.). Afinal, administrar o SQL Server de um ambiente único, o qual voccê tem total controle e conhecimento do negócio é uma coisa… Administrar dezenas de instâncias SQL Server, de ambientes diferentes, com exigências e negócios diferentes é outra… E, para continuar mantendo a qualidade que o Fabrício começou lá no início, é preciso realmente evoluir (e/ou inovar) em uma série de aspectos. E, seguramente, posso dizer que estamos apenas no começo da evolução!

Dos vários pontos que preciso melhorar como líder de uma equipe tão técnica, tem um que mais me chama atenção: Melhorar o acompanhamento individual de cada consultor. Eu ainda continuo acreditando que, como líder, estou falhando muito nisso. Mas, diferente do ano passado, já comecei a colocar em prática algumas ações que visam melhorar este ponto. Graças ao crescimento da equipe, agora eu consigo me dedicar um pouco mais pra fazer isso acontecer. Agora, são mais de 25 DBAs, e tenho certeza que consigo agregar com algo ou algum atalho na carreria de cada um (do mesmo jeito que eles possam agregar na minha). E, aqui, para aqueles que me conhecem dos grupos de WhatsApp, fóruns, etc., reforço o que disse no ano passado: Não é um Rodrigo que só traz a resposta pronta da pergunta. É um Rodrigo que precisa ajudar cada a um a raciocinar com o SQL Server. E em diferentes experiências e níveis de conhecimento! Estou realmente muito animado pelo que a Power Tuning ainda pode fazer nesse quesito e como eu posso contribuir pra isso!

Como disse no início, o primeiro ano foi um ano de reimersão no mundo do SQL Server. Antes, recomendo muito que você veja esse vídeo com os casos reais de suporte da Power Tuning para entender o que vou dizer aqui. Na Power tuning não tem como não ser assim. Nesses 2 anos, graças as experiências práticas que os clientes ou trabalhos internos da Power Tuning me forcaram a ter, eu consegui evoluir bastante meu conhecimento técnico (e não técnico também)… Alguns destaques:

  • SQL Server
    • Aprendi mais sobre como o BACKUP TO URL funciona
    • Aprendi mais sobre o funcionamento do AlwaysON (e principalmente, como fazer um troubleshooting um pouco mais avançado)
    • Aprendi o que é e como usar Automatic Seeding no AlwaysON na prática, incluindo o troubleshooting
    • Aprendi sobre a diferença de desempenho entre varchar e varchar(max) na operação de Hash (aula interna do Fabiano Amorim)
    • Descobri que existe um exorcista dentro do SQL Server… (um dia conto essa história junto com o Fabiano)
    • (re)Aprendi a compilar um código CLR e colocar um assembly dentro do SQL Server
    • Aprendi mais sobre as novas opções de segurança do CLR (trusted assemblies e clr strict security)
    • Aprendi sobre as mudanças que o SQL Server 2017 trouxe na criptografia (mudança de SHA1 par SHA2)
    • Aprendi algumas trace flagas novas, como a TF 9567 (além de outras que certamente nao lembrarei agora)
    • Aprendi um pouco mais sobre o Row Goal Optimizaton (só um pouco mais, ainda tenho muitos artigos pra ler)
  •  Cloud
    • Aprendi um pouco mais sobre o Funcionamento  a comunicação de rede no Azure
    • Aprendi como o tamanho das máquinas influenciam nos diversos recursos de Hardware
      • Uma das maiorres descoberta foi  questão de limitação de I/O existente nos hosts e não nos discos
    • Aprendi um pouco mais sobre Blob Storage do Azure
      • Conceitos e Diferença entre Page Blob e Block Blob
    • Entendi o que é um SAS Token
    • Finalmente, usei um SQL Database na prática, onde pude criar um, e ajustar certas configurações
    • Aprendi um pouco do Amazon RDS e suas semelhanças e limitações
    • Aprendi como funciona a API do Microsoft Graph
  • Powershell
    • Aprendi a usar melhor os cmdlets do Azure com o PowerShell
    • Aprendi como funciona melhor a engine de eventos do Powershell e até achei um probleminha que não andou ainda
    • Redescobrir e melhorei algumas técnicas no desenvolvimento de scripts (uso de runspaces, integração mais avançada com programas externos e a saída dos mesmos, etc.)
  • Windows
    • Aprendi (e aprendendo) a usar o Windows Performance Analyzer
    • Aprendi (e aprendendo) a usar o xperf
    • Me aprofundei mais no ETW do Windows
    • (Re) aprendi sobre o DPC no Windows (veja o vídeo que recomendei acima)

Enfim… Certamente ainda tenho muito o que colocar nessa lista ai… Mas fica ai um resumo de apenas 2 anos de  novos conhecimentos na Power Tuning…

Por outro lado, eu já não consegui manter o mesmo ritmo de participação na comunidade que eu deveria. A comunidade técnica sempre me ajudou. Acho que uns 70% do meu conhecimento técnico em toda a TI (especialmente sql server, windows e programação) veio do esforço de alguém que resolveu parar escrever em algum blog, um vídeo, fórum, etc. Eu sinto que tenho mais do que obrigação de devolver isso com a melhor qualidade possível. E acredito que seja pelo fato de querer trazer algo com qualidade, eu demore mais para gerar algo.  Me perdoem rs. E o que estou fazendo pra melhorar isso? Por enquanto, não muito, pois tem uma outra parte da minha vida que acabou precisando de mais atenção por agora (falo no próximo parágrafo). Mas, eventualmente, vocês devem me ver por ai em alguma live, algum raro post neste blog, stack overflow, ms docs, etc. Mas, retribuir tudo o que a comunidade técnica já fez por mim, além de por meus estudos em prática, é algo imensamente prazeroso e tenho planos e expectativas muito altas para isso num futuro não tão distante.

E, uma outra conquista desde o último post foi a parte pessoal. Não 100%, mas já melhorou e muito. Muito mesmo. Desde o início de 2021, voltei a fazer atividade física. Mandei um e-mail interno para o time da Power Tuning contando quais seriam os novos planos relacionados a isso. Mais tempo dedicado a exercícios físicos e alimentando melhor (mas não 100% direito).  Com isso, em menos de 1 ano nesse ritmo, eu já consegui ver melhoras em todas as áreas da minha vida: a saúde, o raciocínio, etc… Como meta pessoal, ainda tem muito caminho pela frente, mas só de ter conseguindo encaixar esse tempo pra mim, já foi um grande ganho, ainda mais comparando com esse último ano. O tempo pra família deu uma melhorada também, mas ainda não está o melhor dos mundos mas estou confiante de que é só uma questão de tempo (sem trocadilhos aqui…)

De qualquer maneira, a moral da história aqui é: Com 2 Anos de Power Tuning, o Rodrigo ainda continua evoluindo e aprendendo! E há uma série de bons desafios para resolver. Muitos e muitos capítulos pela frente ainda…

 

Muito obrigado PowerTuning e que venham os próximos 12 meses!

Compartilhe este post!

Comment ( 1 )

  1. / ReplyNane
    Parabéns Rodrigo por sempre mostrar que precisamos evoluir em tudo, conhecimento técnico (mesmo vc sabendo pra caramba já), qualidade de vida e relacionamentos (tempo para família). Chega a ser também uma inspiração para a gente (que somos liderados por você) para também estar sempre atrás dessas evoluções. Muito sucesso sempre!

Leave a Reply