10 anos de Scripts SQL Server gratuitamente no GitHub

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Olá Pessoal!

Faz um bom tempo que eu não posto nada aqui no TheSQLTimes, que foi meu primeiro blog de SQL.

Do último post técnico pra cá, muita coisa aconteceu na minha vida, e, se antes era difícil, com esses últimos eventos, ficou ainda mais difícil (filha nasceu, comecei a estudar IA, mudança, etc.)

Apesar da inatividade, eu considero que o TheSQLTimes não morreu. Eu renovei por mais 4 anos a hospedagem, o domínio, atualizei o wordpress… pois eu acho que tudo é uma fase. E algum dia chegarei na fase em que vou conseguir me dedicar muito mais. E todo o conteúdo passado já postado, ainda pode servir pra muita gente (e tem muita série pendente de terminar rsrs)! Portanto, me perdoem esse falta de frequência, mas saibam que eu ainda tenho bons planos para este blog e por isso ele segue ativo!


Dito isso, quero trazer junto com essa justificativa, uma novidade bem legal pra comunidade técnica de SQL Server: Vou compartilhar todo o meu repositório pessoal de scripts, que construi ao longo de 10 anos como DBA. E vou compartilhar de maneira gratuita nesse GitHub: rrg92/sqlserver-lib: Ferramentas e Scripts úteis para DBAs e Dev SQL

Já favorita ele pra você ficar por dentro. 

Eu resolvi muitos problemas durante minha carreira com esses scripts. Tem scripts pra consultar o espaço ocupado por cada tabela no banco de dados, tem script pra trazer o consumo DELTA de CPU, script pra consultar erros de tabelas da replicação, script pra estressar CPU, pra simular wait types, pra consultar dumps, procurar texto, etc… Tem de tudo: Afinal, são 10 anos alimentando esse diretório, que até então, só existia aqui na minha máquina e no meu OneDrive.

Diretório com os scripts, e o powershell contando 493 arquivos .sql

De graça assim? Hummm… Qual a pegadinha? Qual curso você vai vender? Onde eu tenho que cadastrar meu e-mail?

É… se você está desconfiado eu não te culpo. Hoje em dia vemos muito mais pessoas vendendo do que compartilhando gratuitamente algo de qualidade.  Eu não sou contrário a vendas, eu trabalho na Power Tuning, que é uma consultoria e eu divulgo várias vezes os produtos e serviços que temos.  Mas eu também quero ajudar igual me ajudaram no passado… Principalmente a nova geração…

Meu conhecimento, a base da minha carreira, é fruto de compartilhamento de qualidade: Pessoas que deixaram tempo com sua família, amigos, etc., para escrever algo, palestrar, compartilhar, etc… Graças as essas pessoas, eu aprendi e aprendo muita coisa, e muitas dessas coisas não são aprendidos mesmo pagando…

Por isso, esse é um pequeno gesto de aceno a essa comunidade técnica, a essa qualidade gratuita, e vou fazer esse esforço de publicar e revisar… Ah, e espero que a comunidade participe, me ajude a manter isso corrigido, revisado, testado… Tá vendo? O Rodrigo não é bonzinho, ele também quer se beneficiar de ter a galera de SQL do Brasil inteiro ajudando a melhorar os scripts que ele mesmo vai usar!

 

Próximos Passos

São mais de 490 scripts e antes de publicar todos, eu vou precisar revisar um por um, pois algum eventualmente pode ter um nome de base, de tabela, etc.. A desvantagem disso, é que vai demorar todos os quase 500 scripts estarem publicados. A vantagem é que, graças a esse trabalho de revisão, você vai receber scripts com comentários, como este:

 

 

Então, fica ligado aqui no blog, e também no meu Linkedin, que além de comentar nos scripts, eu periodicamente vou postar curiosidades e mais detalhes a medida que eu for adicionando! E pode ser um belo momento para você tirar dúvidas, sugerir algo, etc.

 

SPOILER EXCLUSIVO PARA O LEITOR AQUI DO BLOG

Eu fiz um post no LinkedIn e no TabNews falando basicamente tudo o que eu falei aqui nesse post.
Mas, para honrar você veio que veio aqui no blog ler isso, aqui vão alguns spoilers, que não postei em mais nenhum lugar, sobre o que vem por aí:

Olha a pastinha de scripts de CPU, o tanto de coisa que tem. Desses, o que eu mais uso é esse CPUDelta.sql

Vários de Extended Events:

A pastinha de “Instance” é onde eu geralmente fui colocando scripts para monitorar ou coletar algo da instância, que geralmente me ajudasse a identificar um problema:

 

E tem uns bem legais de TempDB:

 

 

Aqui uns legais para procurar coisas em módulos (proc, view, function)… Essa Procura_Em_TodosMOdulos usei muito pra char coisas dentro de Procs:

 

 

 

E tem muito mais, nem eu lembro de tudo rs!

Em breve, todo estarão no Git acima! Fica ligado!

 

Compartilhe este post!

Leave a reply

Your email address will not be published.