Azure File Share no SQL Server – [1] Cenário real

Post 1/5. Este post é parte da série: Azure File Share no SQL Server
Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Finalmente, me rendi as maravilhas do Azure, e tenho dedicado um bom tempo resolver situações que envolvam a queridinha da Microsoft!

E claro, esta rendição veio devido a vários cenários que aparecem envolvendo o meu querido SQL Server!

Em uma situação recente, um bom e velho conhecido problema: Mapear um um diretório de rede (aquele no formato \blablabla) para que eu pudesse fazer alguns restores periódicos no SQL Server!

Para acessar o share, eu precisava fornecer um usuário e senha! Esse share era um Azure File Share. O SQL estava em uma VM na mesma região que a Storage Account deste share. (para os novatos em Azure: é como se o share estivesse no mesmo datacenter, rede, etc. que a máquina do meu SQL Server)

Optei por resolver este problema preservando o máximo de segurança, isto é, sem senhas em scripts e que fosse persistente entre restarts dos serviços ou da máquina do SQL:

  1. Com as informações de conexão com Azure File Storage em mãos, execute os passos seguintes;
  2. Utilize o xp_cmdshell para adicionar credenciais na Credential Store do Windows

  3. Teste o acesso

Como este é um assunto grande, eu resolvi dividir este post em uma série, e deixar a solução aqui para aqueles que estão atrás de respostas mais urgentes.

Nos próximos posts da série, contarei detalhes por detalhes desta solução e o porquê  lidar com diretórios e mapeamento de unidade no SQL Server é meio complicado às vezes… Então, se você quer entender tudo isso e mais um pouco, não perca!

Até mais!

Fontes e Links Úteis

Navegue na série Azure File Share no SQL Server – [2] Conceitos do Azure files >>
Compartilhe este post!

Leave a Reply